Uma ABORDAGEM SOBRE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO (P&D) SOB A ÓTICA DO MODELO DE INOVAÇÃO ABERTA
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2022.4.2.7108Resumen
O presente artigo visa abordar diversas vertentes sobre inovação. Entre essas vertentes, as etapas da Inovação, que é dividida entre três etapas: invenção (não gera lucro, mas sim conhecimento, é a fase da descoberta), imitação ou difusão (não visa ainda atividade comercial, mas possui protótipo) e inovação (geração de conhecimento, no qual gera lucro, no qual há atividade comercial). As modalidades da inovação: fechada (no qual não há envolvimentos alheios, somente entradas e saídas de conhecimentos dentro da própria empresa) e aberta (no qual há entradas e saídas de conhecimentos envolvendo Instituições de ensino, Universidades, Centro de Pesquisa, entre outros), bem como a vertente sobre P&D dentro de cada uma dessas modalidades. Serão abordados também as fases da inovação, onde se inicia com a geração de ideias, o desenvolvimento de produtos e serviços, focando em P&D, e a última fase que é a introdução do produto ou serviço no mercado. Como a primeira fase é a geração de ideias, será demonstrado como funciona a gestão do conhecimento e suas divisões principais. Outra vertente abordada será as categorias da inovação: Inovação radical (no qual é algo novo, com intensa atividade de P&D), inovação incremental (onde se acrescenta, ou melhora algo, tem pouca participação de P&D), mudanças no sistema tecnológico em relação ao tempo, fases, cultura em que a sociedade se encontra e Mudanças no paradigma tecno-econômico (no qual há uma mistura entre o ambiente econômico e a tecnologia, e como as Instituições auxiliam nesse processo de mudanças de paradigmas. Por último será abordado a inovação por tipos (alguns chamam de áreas): inovação por produto, inovação por processo, inovação em marketing e inovação em gestão (também chamado de inovação organizacional). A metodologia utilizada foi quanto à abordagem, pesquisa qualitativa, quanto à natureza, uma pesquisa aplicada. Quanto aos objetivos metodológicos é uma pesquisa descritiva e quanto aos procedimentos é por meio de pesquisa bibliográfica e documental. O objetivo geral será apresentar uma abordagem sobre Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) sob a ótica do modelo de inovação aberta. Os objetivos específicos são: apresentar algumas facetas da Inovação, bem como suas fases, descrever Inovação aberta, conceituar gestão do conhecimento e seus tipos e abordar o desenvolvimento de produtos ou serviços (setor de P&D) dentro de inovação. Conclui-se que a P&D sobre inovação aberta é melhor do que P&D sob a ótica do modelo de inovação fechado, pois há uma quantidade maior de geração de ideias, devido a ter mais envolvidos.
Descargas
Citas
REFERÊNCIAS
ANDRADE, M. T. T.; FERREIRA, C. V.; PEREIRA, H. B. DE B. Uma ontologia para a Gestão do Conhecimento no Processo de Desenvolvimento de Produto. Gestão & Produção, v. 17, n. 3, p. 537–551, 2010.
CHESBROUGH, H.W. Open Innovation: The new imperative for creating and profiting From. Harvard Business, 2006.
CLARK, K. B.; WHEELWRIGHT, S. C. Managing new product and process development: text and cases. New York: The Free Press, 1993.
CONCEIÇÃO, O. A. C. “Novas” tecnologias, “novo” paradigma tecnológico ou “nova” regulação: a procura do “novo”. Ensaios FEE, v. 17, n. 2, p. 409–430, 1996.
DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
DRUCKER, P. Desafios gerenciais para o século XXI. São Paulo: Pioneira, 1989.
EL BASSITI, L. Generic Modular Ontology for Innovation Domain. A Key Pillar Towards “Innovation Interoperability”. Journal of Entrepreneurship, Management and Innovation, v. 13, n. 2, p. 105–126, 2017.
ENGEROFF E BALESTRIN - INOVAÇÃO FECHADA VERSUS INOVAÇÃO ABERTA UM ESTUDO.pdf., [2008]. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/Simposio337.pdf>. Acesso em: 16 out. 2020
ERNST, H. Success factors of new product development: a review of the empirical literature. International Journal of Management Reviews, 2002, v.4, p.1–40
FREEMAN, Christoph. Technology policy and economic performance. Londres: Pinter Publishers London and New York, 1987.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010.
OECD. Manual de Frascati. Proposta de Práticas Exemplares para Inquéritos sobre Investigação e Desenvolvimento Experimental. Edição: F-Iniciativas. Tradução: More than Just Words (Portugal). Revisão: Sophie Arnaut. Impressão: G.C. GRÁFICA DE COIMBRA, LDA. Palheira – Assafarge. 3001-453 Coimbra. Novembro de 2007.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação do conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
OCDE. Manual de Oslo - Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. Publicado pela (FINEP) Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), 3ª Ed., 2006.
PRODANOV, C. C.; FREITAS; E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Fevalee, 2013. Disponível em:< http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad1538f3aef538/E-book% 20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf >. Acesso em: 19 dez. 2019.
PROBST, GILBERT, RAUB, ST e Romhardt KAI. Gestão do conhecimento: os elementos constitutivos do sucesso. Tradução de Maria Adelaide Carpigiane. Porto Alegre: Bookman, 2002.
ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
SANTOS, A. B. A. DOS; FAZION, C. B.; MEROE, G. P. S. DE. INOVAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE SCHUMPETER. Caderno de Administração. Revista da Faculdade de Administração da FEA, v. 5, n. 1, 2011.
SCHUMPETER,J.A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
THOMAS, E.; BIGNETTI, L. P. Entre a Inovação Aberta e a Inovação Fechada: Estudo de Casos na Indústria Química do Vale do Rio dos Sinos. p. 16, [s.d.].
ZANCUL, Eduardo no Estado de São Paulo.In: LGI USP.: Desenvolvimento de Produtos – conceitos básicos. “Eduardo Zancul”. Base de Dados: USP.2014.