EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2022.4.1.4496Palabras clave:
Interdisciplinar, MetodologiaResumen
A extensão universitária no meio rural pode gerar benefícios mútuos para as universidades e as populações locais. Assim, objetivou-se descrever e avaliar as ações do projeto de extensão universitária "Ações para desenvolvimento da bovinocultura leiteira para agricultura familiar no município de Felixlândia-MG" . O projeto foi realizado no período de 08/2017 a 12/2019 em parceria da Escola de Veterinária da UFMG com a Prefeitura Municipal de Felixlândia-MG com o objetivo de oferecer assistência técnica e extensão rural (ATER) a produtores de leite do município. Foram atendidos continuamente 15 produtores de leite do município, sendo realizadas 200 visitas técnicas ao longo do período. Do ponto de vista universitário houve a inclusão de oito estudantes de pós-graduação e 23 de graduação. A avaliação das propriedades mostrou que aquelas patronais apresentaram maior uso de tecnologias e alcançaram maior volume de produção. Entretanto, a utilização de tecnologias mais modernas não garantiu maior eficiência produtiva destas propriedades. Os resultados obtidos pelo programa indicam que a ATER junto a produtores de leite deve ser contínua, agir promovendo o livre debate sobre os sistemas produtivos e adequar as tecnologias disponíveis às características de cada propriedade. As melhorias implementadas nas propriedades a partir do projeto possibilitaram aumento na eficiência da produção e melhor inserção dos produtos nos mercados. As ações voltadas para a agricultura familiar possibilitaram o atendimento de um grupo social historicamente não atendido pela ATER no Brasil. O projeto gerou impactos positivos para o município por meio do aumento da produção e da qualidade do leite e para a universidade por meio da ampliação dos espaços de aprendizagem para os estudantes e a curricularização de ações extensionistas.
Descargas
Citas
Abramovay, Ricardo. Paradigmas do capitalismo agrário em questão. São Paulo: Edusp, 2012.
Alves, Amanda Cristina Diniz. As práticas extensionistas da Emater frente í Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural–um estudo na microrregião de Pará de Minas/MG. Revista de Extensão e Estudos Rurais, Viçosa, v. 6, n. 2, p. 26-44, 2017.
Alves, Eliseu Roberto de Andrade. Políticas agrícolas e extensão rural. Revista de Política Agrícola, Brasília, n. 3, p. 3-8, 2018.
Alves, Eliseu R. A.; Santana, Carlos A. M.; Contini, Elísio. Extensão rural: seu problema não é a comunicação. In: Vieira Filho, José Eustáquio Ribeiro et al. (Org.). Agricultura, transformação produtiva e sustentabilidade. Brasília: Ipea, 2016. Cap. 2, p.65-86.
Alves, Eliseu R. A.; Souza, Geraldo S.; Santana, Carlos A. M. Pobreza e sustentabilidade. Revista de Política Agrícola, Brasília, n. 4, p. 63-81, 2016.
Alves, Eliseu Roberto de Andrade et al. Imperfeições de mercado e pobreza rural. Revista de Política Agrícola, Brasília, n. 4, p.77-84, 2019.
Belik, Walter. A heterogeneidade e suas implicações para as políticas públicas no rural brasileiro. Revista de Economia e Sociologia Rural, Piracicaba, v. 53, n. 1, p. 9-30, 2015.
Brasil. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília, 2004.
Callou, Angelo Brás Fernandes; Pires, Maria Luiza; Leitão, Mª do R. F. Andrade; Tauk Santos, Maria Salett. O estado da arte do ensino de extensão rural no Brasil: relatório de pesquisa. Recife : Artimpresso, 2008. 141 p
Caporal, Francisco Roberto. Bases para uma nova ATER Pública. Revista Extensão, Santa Maria, v. 10, p. 1-20, 2003.
Cerri, Carlos Clemente et al. Assessing the carbon footprint of beef cattle in Brazil: a case study with 22 farms in the State of Mato Grosso. Journal of Cleaner Production, São Paulo, v. 112, p. 2593-2600, 2015.
Deslandes, Maria Sônia.; Arantes, ílisson Rabelo. A extensão universitária como meio de transformação social e profissional. Sinapse Múltipla, Betim, v. 6, n. 2, p. 179-183, 2017.
Ellis, Frank. Peasant economies: Farm households and agrarian development. Reino Unido: Cambridge University Press. 1988.
Fávero, Maria de Lourdes de A. 1977. A universidade brasileira em busca de sua identidade. Petrópolis, Vozes.
Fonseca, Maria Teresa Lousa. A extensão rural no Brasil, um projeto educativo para o capital. São Paulo: Loyola, 1985.
Freire, Paulo. Extensão ou comunicação?. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
Gomes, Adriano Provezano et al. Assistência técnica, eficiência e rentabilidade na produção de leite. Revista de Política Agrícola, Brasília, v. 27, n. 2, p. 79, 2018.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário 2017: Dados Definitivos. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria/21814-2017-censo-agropecuario.html>. Acesso em: 21 junho 2020.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: < https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/felixlandia/panorama >. Acesso em: 21 junho 2020.
Oliveira, Alan Figueiredo de et al. Configuração histórica do setor agrário brasileiro. In: Gonçalves, Lúcio C.; Ramirez, Matheus A.; Oliveira, Alan F. de. (Org.). Tópicos de Setor Agrário e de Extensão Rural. Belo Horizonte: FEPMVZ, 2019a. Cap. 1, p.1-20.
Oliveira, Alan Figueiredo de et al. Configuração histórica do setor agrário brasileiro. In: Gonçalves, Lúcio C.; Ramirez, Matheus A.; Oliveira, Alan F. de. (Org.). Tópicos de Setor Agrário e de Extensão Rural. Belo Horizonte: FEPMVZ, 2019b. Cap. 7, p.82-92.
Prado, Erly do.; Ramirez, Matheus Anchieta. Agricultura Familiar e extensão rural no Brasil. Belo Horizonte: FEPMVZ, 2011.
Samborski, Tarcísio.; Silveira, Vicente C. P. da.; Samborski, Andrea M. M. Teoria da ação comunicativa e extensão rural. Revista de Extensão e Estudos Rurais, Viçosa, v. 6, n. 2, p. 11-25, 2017.
Santos, Boaventura Souza, 2004. A Universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez
Sousa, Ana Luiza Lima, 2000. A História da Extensão Universitária. Campinas, SP: Alínea.
Suplan/Abeas. Relatório Final: Programa de Ensino de Extensão Rural, 1978/1979.
Zuin, Luís F. S.; Zuin, Poliana B.; Manrique, Miguel A. A. D. A comunicação dialógica como fator determinante para os processos de ensino-aprendizagem que ocorrem na capacitação rural: um estudo de caso em um órgão público de extensão localizado no interior do Estado de São Paulo. Ciência Rural, Santa Maria, v. 41, n. 5, p. 917-923, 2011.