GERAÇÃO DAS MARCAS DAS CIDADES DO MINDELO E DA PRAIA – CABO VERDE: CONTRIBUTO PARA O TURISMO

Autores/as

  • Aguinaldo Amante da Rosa Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal
  • Jorge Gonçalves Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal
  • Bruno Barbosa Sousa Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal Membro Investigador CiTUR http://orcid.org/0000-0002-8588-2422

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2020.2.3.3228

Resumen

O principal objetivo do presente trabalho consiste em discutir a influência da criação de marca-cidade para as principais cidades de Cabo Verde de forma a valorizar as cidades e proporcionar uma maior procura por parte dos turistas que passam pelo arquipélago. Como estudo exploratório, analisou-se a criação da marca-cidade das cidades Mindelo e Praia na perspetiva dos pressupostos do modelo proposto por Kavaratzis de forma a poder executar a criação das marcas para as cidades em causa. que relaciona a influência da identidade local com as intenções comportamentais em turismo por parte de residentes e turistas. Utilizando o modelo proposto com o objetivo de trabalhar as cidades como marca de forma a valorizar as suas riquezas e permitir a competição internacional dessas cidades no âmbito do turismo sustentável. Estudos futuros deverão desenvolver mais profundamente a criação das marcas como das logo marcas criando assim uma identidade no que toca a motivação, satisfação e lealdade, bem como discutir a identidade percecionada pelos turistas. O estudo constitui um instrumento de auxí­lio na criação e desenvolvimento de uma citybranding em contextos especí­ficos de turismo, refletindo na maior ou menor competitividade entre destinos turí­sticos. Desenvolvimento da teoria em conjunturas próprias de turismo numa ótica de citybranding. Numa perspetiva interdisciplinar, este artigo apresenta uma visão teórica no desenvolvimento e gestão das marcas num contexto turí­stico.

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Biografía del autor/a

Aguinaldo Amante da Rosa, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal

Pós-Graduação em Gestão de Turismo, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal.

Jorge Gonçalves, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal

Pós-Graduação em Gestão de Turismo, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal.

Bruno Barbosa Sousa, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal Membro Investigador CiTUR

Bruno Sousa is a Professor in Polytechnic Institute of Cavado and Ave (IPCA, Portugal) Head of Master Program - Tourism Management - PhD Marketing and Strategy. He was Market Analist at Sonae Distribuição – Modelo e Continente, S.A. (2006 to 2009) and he was Marketing Assistant - Jornal O Jogo at Controlinveste (2005) - Teaching Award of the School of Economics and Management of the University of Minho 2015/2016 - Best Thesis in Tourism Award - ICIEMC 2015 - Management Graduation, University of Minho Award - Best performance (2006) - Merit Scholarship for Students in Public Higher Education Awards of Merit Scholarship by University of Minho in 2001/02 - 2002/03 - 2003/04 Rresearch centre: CiTUR and Applied Management Research Unit (UNIAG). He is author or co-author of several papers and her research interests include tourism management, marketing and strategy. Editorial board member of several peer reviewed scientific journals and ad-hoc reviewer of several peer-reviewed scientific journals. Member of the scientific committee of several national and international congresses and conferences.

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Publicado

2020-11-05

Número

Sección

Artigos