O MARKETING DE LUGARES E A DINAMIZAÇÃO DO TURISMO PEDAGÓGICO: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2020.2.3.3431Palabras clave:
turismo pedagógico, citymarketing, marca territorial, segmentação, turismo de nichosResumen
O presente estudo procurou compreender o papel do marketing de lugares como alavanca do turismo segmentado numa lógica científica, acadêmica e de motivação pedagógica (em específico, as atividades turísticas realizadas no Resort Pedagógico Sítio do Carroção, Brasil).No que concerne à metodologia da pesquisa, após levantamento teórico em materiais sobre turismo, educação e turismo pedagógico foi realizado um estudo empírico de natureza exploratória no Resort Sítio do Carroção, com proposta de modelo conceitual.Como conclusões preliminares, importa referir que alguns destinos procuram posicionar a sua marca territorial numa clara tentativa de atrair novos visitantes e capitalizar esse segmento turístico. A gestão e o marketing de territórios, em específico o branding territorial, assume um papel determinante neste domínio, tanto ao nível da notoriedade da marca territorial (lembrança, memória e associação) como no que concerne à escolha e tomada de decisão por parte dos turistas e visitantes do turismo pedagógico. Contudo, e como limitações, este estudo apresenta como principal limitação a sua metodologia de natureza exclusivamente qualitativa. Estudos futuros deverão dar continuidade a este trabalho mediante metodologia de natureza quantitativa. Em específico, propõe-se a aplicação de inquéritos por questionário junto dos consumidores, testando um modelo conceitual em contextos de turismo pedagógico. O presente manuscrito representa uma importante contribuição para a área de estudo do turismo de nichos (ex.turismo pedagógico), que tem vindo a ser alvo de análises recentes no âmbito do marketing, uma vez que funciona como como uma chamada de atenção para a pertinência das questões ligadas ao processo ensino-aprendizagem em contextos turísticos.
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