EMPREENDEDORISMO E ESTRATÉGIA ENTRE A UNIVERSIDADE E EMPRESÁRIOS: ALIANÇAS COM OS SABERES LOCAIS
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2019.1.1.2776Abstract
O empreendedorismo requer ações que vislumbrem iniciativas estratégicas para atendimento às demandas específicas em determinado segmento. A Universidade através de seus cursos de graduação deve proporcionar a interação com a comunidade oferecendo ao acadêmico a possibilidade de vivenciar a prática nas organizações. Isso se dá através da extensão universitária e a proposta da criação do Núcleo de Apoio ao Empreendedorismo (NAE-FOZ) é oportunizar alianças estratégicas com os empresários participantes do Programa Bom Negócio Paraná. Este artigo analisa a importância do NAE-FOZ para a Universidade e para a comunidade empresarial e a importância dos saberes locais no desenvolvimento do empreendedorismo. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa. A coleta de dados se deu através de pesquisas bibliográficas, pesquisa documental e relato de vida dos empresários através das consultorias realizadas e participações em sala de aula. A análise dos resultados mostra a importância da capacitação em gestão empresarial e o envolvimento do micro, pequeno e médio empreendedor no desenvolvimento local e regional bem como a valorização dos saberes locais no planejamento das ações de extensão. Os resultados reforçam a necessidade de se pensar estratégias para articular o conhecimento técnico da academia com os saberes que a comunidade empresarial desenvolve em sua trajetória empresarial, bem como no surgimento de novas demandas ligadas à cultura empreendedora.
Palavras-chave: Empreendedorismo, estratégia, extensão universitária.