PROCESSOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A POLÍTICA DE EXPANSÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO COMO UM FATOR PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEDUCACIONAL REGIONAL

Authors

  • Fernanda Neves Iadocicco Instituto Federal da São Paulo - IFSP
  • Oséias Santos de Oliveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33871/26747170.2019.1.1.2761

Keywords:

Democratização da Educação, Polí­ticas Educacionais. Instituto Federal de São Paulo, Educação Técnica e Profissional.

Abstract

A democratização da educação é inegável para o desenvolvimento social em todas as áreas, o que contribui para a construção de uma sociedade participativa e mais justa para todos. Sob este prisma o presente artigo tem como propósito analisar o processo de democratização do Ensino Técnico e como ele influenciou diretamente no projeto de expansão dos Campus do Instituto Federal de São Paulo - IFSP, de modo a atender as necessidades das distintas regiões onde este se insere. A pesquisa, de natureza qualitativa, estrutura-se em uma análise bibliográfica, a partir de enfoques teóricos discutidos por autores que pesquisam sobre o tema, e também em uma análise documental, na qual são objeto de exploração os documentos nacionais, configurados na legislação nacional e os institucionais, tais como Plano de Desenvolvimento Institucional e os Relatórios de Gestão. A partir destes enfoques são analisados, além do contexto histórico, a evolução desta instituição educacional e a abertura de seus trinta e três Campus, voltados ao atendimento de arranjos produtivos e sociais locais. O estudo revela que a expansão do IFSP se insere em uma polí­tica educacional atual pautada na interiorização da educação técnica e superior o que possibilita acesso à educação pública de qualidade, nas regiões mais distantes, alinhada às questões cientí­ficas e tecnológicas, assim, elevando o ní­vel de escolaridade dos estudantes e fomentando a qualificação profissional.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BITTAR, M.; BITTAR, M. História da educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum Education, Maringá, v. 34, n. 02, p. 157-168, 2012. Disponí­vel em < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/17497/9977 > Acesso em: 02 jun. 2017.

BOBBIO, N. Teoria Geral da Polí­tica: a filosofia polí­tica e as lições dos clássicos. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campos, 2000.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Promulgada em 05 de outubro de 1988. Disponí­vel em:

BRASIL. Emenda Constitucional nº 85. Promulgada em 26 de fevereiro de 2015. Disponí­vel em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc85.htm#art1> Acesso em: 01 jun. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394/15. Promulgada em 20 de dezembro de 1996. Disponí­vel em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em: 01 jun. 2017.

BRASIL. Lei nº 11.741. Promulgada em 16 de julho de 2008. Disponí­vel em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11741.htm> Acesso em: 30 jun. 2017.

BRASIL. Lei nº 11.892. Promulgada em 29 de dezembro de 2008. Disponí­vel em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm> Acesso em: 03 jul. 2017.

BRASIL. Lei nº 12.523. Promulgada em 26 de outubro de 2011. Disponí­vel em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12513.htm> Acesso em: 04 jul. 2017.

BRASIL. Decreto nº 2.855. Promulgada em 02 de dezembro de 1998. Disponí­vel em:< http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2855.htm> Acesso em: 03 jul. 2017.

BRASIL. Portal da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Cientí­fica e Tecnológica. Expansão da Rede Federal. 2016. Disponí­vel em < http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal> Acesso em 16 jul 2017

DURHAM, E. R. A educação no Governo de Fernando Henrique Cardoso. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, São Paulo, v. 11, p. 231-254, 1999. Disponí­vel em <http://www.scielo.br/pdf/ts/v11n2/v11n2a13.pdf> Acesso em: 29 jun. 2017

FERRETTI, C.J. Problemas institucionais e pedagógicos na implantação da reforma curricular da Educação Profissional técnica de ní­vel médio no IFSP. Educação & Sociedade , v.32, n. 116, p. 789-806, 2011. Disponí­vel em < http://www.scielo.br/pdf/es/v32n116/a10v32n116.pdf> Acesso em: 04 jul. 2017

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. A polí­tica de educação profissional no governo Lula: um percurso histórico controvertido. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, 2005. Disponí­vel em < http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302005000300017&script=sci_arttext> Acesso em: 30 jun. 2017

GODOY, A. S. Introdução í pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v.35, n.2, p. 57-63, abril 1995.

HADDAD, F. O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princí­pios e programas. Brasí­lia, DF: MEC/INEP, 2008

IBGE, Censo Demográfico 2010. Brasí­lia:2013.

IFSP. Plano de Desenvolvimento Profissional 2014-2018. São Paulo, 2013.

IFSP. Portaria n. 1.091. Promulgada em 17 de março de 2015. São Paulo. Disponí­vel em: < 2017.file:///C:/Users/Fernanda%20Neves/Downloads/mar_port_1091_regulamento%20audincia%20pblica%20do%20ifsp_ret.pdf > Acesso em 10 jul. 2017

IFSP. Relatório de Gestão – Exercí­cios 2006/2007/2008/2009/2010/2011/2012/2013/2014/2015. São Paulo. Disponí­vel em: < http://www.ifsp.edu.br/index.php/documentos-institucionais/relatorio-de-gestao.html> Acesso em 04 jul. 2017.

IFSP. Site institucional. Disponí­vel em: < http://www.ifsp.edu.br > Acesso em 04 jul. 2017.

RIBEIRO, M. L. S. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 6. ed. São Paulo: Moraes, 1986.

RIBEIRO, R. J. A Democracia. 3.ed. São Paulo: Publifolha, 2013

ROSA, C.; LOPES, N. ;CARBELLO, S. Expansão, democratização e a qualidade da educação básica no brasil. Poí­esis Pedagógica, Catalão, v.13, n.1, p. 162"179, 2015. Disponí­vel em < https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/viewFile/35982/18642> Acesso em: 02 jun. 2017.

SAVIANI, D. O legado educacional do regime militar. Caderno Cedes, Campinas, v.28, n.76, p. 291-312, 2008. Disponí­vel em < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622008000300002&lang=pt> Acesso em: 29 jun. 2017

SCHUMPETER, J. A. (1984). O equacionamento do problema; A doutrina clássica da democracia; Mais uma teoria de democracia; Conclusão. Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, p. 287-366.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, Olinda. Polí­tica educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

Published

2019-07-12

Issue

Section

Artigos