QUALIDADE DE VIDA E LONGEVIDADE
AS CONTRIBUIÇÕES DA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE (UNATI)
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2023.5.2.8206Palavras-chave:
UNATI-UEM, ensino não formativo, idosoResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um relato sobre a criação da Universidade Aberta à Terceira Idade na Universidade Estadual de Maringá (UNATI-UEM), bem como descrever seu trabalho junto à população da terceira idade, na cidade de Maringá, no Estado do Paraná, Brasil. Para o desenvolvimento deste estudo parte-se da questão das transformações ocorridas em nível mundial na vida dos idosos e do surgimento de legislação para a melhoria de sua qualidade de vida. Criada no ano de 2009, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI-UEM) tem como função oferecer ensino não formativo para pessoas idosas. Após quatorze anos de existência, a UNATI-UEM se tornou um espaço de disseminação de conhecimento para pessoas da terceira idade, além de campo de pesquisa e extensão para docentes e discentes da UEM. Conclui-se que essa política pública oferece a oportunidade de convivência entre pessoas de faixa etárias distintas, fato que proporciona a troca de conhecimentos entre elas, além da possibilidade da construção de vínculos socioafetivos e da aquisição de novos saberes.
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