VIRILIDADE MASCULINA NA VELHICE:
REPRESENTAÇÃO EM TRÊS NOVELAS COM ANTÔNIO FAGUNDES
DOI:
https://doi.org/10.33871/26747170.2023.5.2.8163Palavras-chave:
Velhice, masculinidade, representação, telenovela, Antônio FagundesResumo
RESUMO: O artigo discute as representações da masculinidade, utilizando o conceito de Stuart Hall (2016), a partir de três personagens idosos interpretados pelo ator Antônio Fagundes, nacionalmente conhecido e de sólida carreira, em distintas produções de ficção televisiva. São elas: Amor à vida, Velho Chico e Bom Sucesso, todas da TV Globo. A questão que guia o objetivo da discussão é investigar como a narrativa ficcional, com seus signos dialógicos e imagéticos, descreve personagens masculinos no envelhecimento nas respectivas tramas, com foco no exercício de sua sexualidade como forma de poder. Como resultados finais, são apontados que os significados masculinos relacionados à virilidade e ao poder se apresentam em unidade coesa, marcando continuidades estruturais da dominação masculina (Bordieu, 1998) na sociedade, apesar da questão etária evidenciada.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
Berger, P. & L. Luckmann, T. (2004). A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Rio de Janeiro: Vozes.
Bourdieu, P. (1998). A ilusão biográfica. In: Ferreira, M.; Amado, J.. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora da FGV.
______. ([1983] 2001). “A 'juventude' é apenas uma palavra”. In Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero.
Cevasco, M. (2003). Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo.
Corbin, A.; Courtine, J.; Vigarello, G. (orgs). (2013). História da virilidade (1. A invenção da virilidade, da antiguidade às Luzes). Petrópolis: Ed: Vozes.
Elias, N ([1984] 1998). Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Zahar.
Hall, S (2016). Cultura e Representação. Rio de Janeiro: editora PUC-Rio, Apicuri.
Lopes, T.. Siciliano, T., Moratelli, V. (2021). “A solidão moribunda na velhice: uma leitura da série Clickbait a partir de Norbert Elias”. Revista Stricto Sensu (UEPG), v.6, n. 2.
Moratelli, V. (2019). O que as telenovelas exibem enquanto o mundo se transforma. Rio de Janeiro: Autografia.
Ponce de Leão, A (2018). Sexo e sexualidade na velhice: práticas transgressoras e negociadas no contexto amazônico. Universidade Federal do Amazonas. (Doctoral dissertation).
Ricoeur, P (1994). Tempo e narrativa. Volume 1. Campinas: Papirus.
Trevisan, J. (2000). Devassos no paraíso. A homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4ª edição. Rio de Janeiro: Record.