Contribuições para discutir na escola a violência contra as mulheres: os quadrinhos de Henfil e a formação do leitor crítico
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v10i19.443Palavras-chave:
Gênero, Henfil, Pedagogia Histórico-Crítica, violência.Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender como debates relativos à violência contra as mulheres, em interlocução com a categoria raça, podem ser promovidos na escola por meio da utilização sistematizada de quadrinhos do cartunista Henfil, e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação crítica do leitor. Apoiadas nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, foram realizadas intervenções em uma turma da rede pública de Cachoeiro de Itapemirim/E.S, única cidade do estado em que vigora uma lei baseada no Programa Escola sem Partido, que busca, dentre outras imposições de caráter fascista, silenciar o debate no âmbito escolar voltado para questões de gênero.
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Copyright (c) 2018 Giovanna Carrozzino Werneck, Priscila de Souza Chisté Leite
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