O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v6i11.234Resumo
Este artigo propõe reexões acerca do papel do coletivo no desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deciência. Trata-se de um estudo qualitativo, construído a partir de pesquisa bibliográca com ênfase na psicologia histórico cultural. Apresenta-se, neste texto, um breve histórico das concepções sociais sobre a deciência e elementos do pensamento desenvolvido por Vigotski (1997) sobre a psicologia comparativa e a “pedagogia do coletivo”. Parte-se do princípio de que essas reexões propiciarão, no contexto educacional, ações com vistas a minimizar as consequências secundárias, originadas pela privação do social e do cultural, privação esta que afeta o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Kellys Regina Rodio Saucedo, Denise Fontanella, Elisabeth Rossetto
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.