O funcionário de escola pública no Paraná: uma análise do Jornal Sindical 30 de Agosto (2003-2008)
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v11i22.329Palabras clave:
Funcionários, História da educação, Luta sindicalResumen
O objetivo deste artigo é analisar a visão de funcionário de escola, expresso pelo Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná – APP/Sindicato, no Jornal Sindical 30 de Agosto, em edições publicadas entre os anos de 2003 e 2008. A leitura de um referencial crítico, como Monlevade (1995; 2014) e Rasia (1989), nos demonstrou a escola pública sendo composta por diferentes profissionais e a burocratização dos processos escolares interferindo no ensino e na aprendizagem. Consideramos que o Jornal 30 de Agosto defendeu o conceito de funcionário educador, mas priorizando questões como o reconhecimento salarial e a criação de um plano de carreiras.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Everton Josimar de Oliveira, João Carlos da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.