Processos de constituição da docência: trajetórias de vida pessoal e profissional
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v11i22.527Palabras clave:
Constituição da docência, Memorial, desenvolvimento profissional docenteResumen
Nesta pesquisa interpretativa analisa-se o processo de constituição da docência de uma professora que atuou por 17 anos na Educação Básica, narrado em seu memorial de formação, tendo como fios condutores as trajetórias de sua vida pessoal, profissional e sua escolarização. Tem como bases teóricas: a premissa de que a constituição da docência se desdobra em um processo contínuo de formação e é influenciada pela história de vida e profissional do sujeito e seus contextos de formação e atuação e considera que as narrativas escritas são ferramentas formativas e de pesquisa. O memorial revela que a docência da professora foi constituída por aprendizagens no âmbito pessoal e profissional, por suas escolhas e pela sua própria atuação profissional com o entrecruzamento de suas concepções de mundo e dimensões morais e éticas.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Ana Paula Gestoso de Souza, Eliana Marques Ribeiro Cruz
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.