Análise de mapas conceituais: reflexões sobre formação docente, transdisciplinaridade e paradigma da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v10i20.173Palabras clave:
Formação de professores, Mapas conceituais, Desenvolvimento profissional docenteResumen
Este trabalho baseia-se em pesquisa-ação realizada com integrantes do grupo de pesquisa de Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais (PRAPETEC) nos encontros de investigação. O objetivo é relatar as experiências vivenciadas por meio da construção individual e coletiva de mapas conceituais. Buscou-se, a partir da experiência, refletir sobre como é possível desenvolver um profissional docente que supere a influência do paradigma newtoniano-cartesiano. Optou-se pela análise qualitativa dos dados, realizada a partir dos mapas construídos no CmapTools. Os resultados apontam para o aprofundamento da compreensão da formação e prática desenvolvida na docência universitária.
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Derechos de autor 2018 Alexandre Marinho Teixeira, Marilda Aparecida Behrens, Patrícia Lupion Torres, Sirlene Donaiski Motin
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