Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.293Resumen
Apresenta-se e analisam-se as concepções manifestas em narrativas elaboradas por licenciandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a integração entre tecnologia digital e o ensino de matemática. A análise dos depoimentos possibilitou destacar as seguintes concepções: a) as tecnologias devem ser inseridas na escola, pois estão presentes na sociedade, b) os recursos tecnológicos podem promover a motivação dos estudantes para a realizarem as atividades, c) as escolas devem oferecer infraestrutura e propiciar a capacitação dos docentes para o uso das tecnologias, d) os avanços tecnológicos requerem mudanças no papel e na prática docente, e) os recursos tecnológicos não substituem o professor, f ) os professores podem utilizar as ferramentas tecnológicas para abordar os conteúdos de diferentes formas, g) os estudantes precisam aprender a ler criticamente as informações. A partir das análises dos dados apontam-se alguns elementos a serem considerados em cursos de formação objetivando que os cursistas explicitem, analisem e (re)signifiquem suas concepções.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.