Políticas públicas de avaliação do Ensino Superior: tateando um conceito de qualidade da educação

Autores/as

  • José Euzébio de Oliveira Souza Aragão
  • Regiane Helena Bertagna

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v4i7.125

Resumen

O presente artigo discute o modelo de qualidade subjacente às políticas de avaliação do ensino superior brasileiro, implantadas desde meados da década de 1990. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, fazemos um breve resgate histórico do desenvolvimento dessas políticas, inicialmente no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e, posteriormente, reformuladas no governo Luis Inácio Lula da Silva (LULA). Observa-se que, simultaneamente às políticas, houve um processo expansivo do ensino superior privado, principalmente, no governo FHC, introduzindo na educação os conceitos e ideais de qualidade do mundo empresarial. As instituições de ensino são muito mais complexas e infelizmente, observa-se historicamente que os sistemas de avaliação do ensino superior brasileiro se pautam em pressupostos e concepções do modelo empresarial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-03-17

Número

Sección

Artículos