Concepções das professoras do atendimento educacional especializado com foco em crianças dos centros de educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v10i19.549Palabras clave:
Atendimento educacional especializado, educação infantil, educação especial, infância, concepções docentes.Resumen
Este artigo teve como principal objetivo discutir a concepção de professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atuam na Educação Infantil sobre infância, aprendizagem e desenvolvimento e como essas concepções relacionam-se com o seu trabalho no AEE. Para a coleta de dados utilizou-se entrevista semiestruturada com cinco professoras do AEE, usando a análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Utilizaram-se para a fundamentação teórica os seguintes autores: Sarmento e Pinto (1997), Tebet (2013), Baptista (2013), entre outros. Por meio da análise dos relatos percebeu-se uma urgência em reconhecer a infância como um processo histórico e cultural e a necessidade de superação de uma visão patológica da deficiência.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Daiana Rabock Steiner
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.