Imagens visuais nos livros didáticos de história: formas de controle e avaliação desde 1990 até a atualidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v4i7.121Resumen
Este artigo aborda as formas de controle e avaliação das metodologias de leitura de imagens visuais instituídas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), a partir do final da década de 1990. Procura-se relacioná-las às concepções histórico-pedagógicas vigentes no período, pontuando como essas normas ou concepções teóricas orientaram as formas de tratamento das imagens visuais impressas nos livros didáticos de História. O artigo defende que as normas oficiais de controle de produção dos livros e os sistemas de avaliação pelos quais estes passaram a ser julgados acabaram por interferir no processo de produção das atividades didáticas e na elaboração de diferentes metodologias de ensino que utilizavam iconografias como fontes documentais.
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Publicado
2017-03-17
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Artículos
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Derechos de autor 2017 Revista NUPEM
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