A representação da “Mulher Pacote Completo”: os discursos sobre a “mãe solteira”
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2012.4.7.37-54Abstract
O objetivo deste artigo é analisar como são construídos e (re)produzidos, no discurso jornalístico, sentidos sobre as mulheres, especificamente as mulheres solteiras com filhos, ou “mães solteiras”, com atenção para questões ideológicas e de gênero. Tomamos como base os pressupostos teóricos da Análise de Discurso francesa, segundo Michel Pêcheux, em uma concepção do texto em sua discursividade. Analisamos a reportagem “Pacote completo” (revista Gloss, Editora Abril), que trata das dificuldades que mães solteiras enfrentam, por sua condição de mães, na busca por um companheiro para um relacionamento amoroso. Os discursos reproduzem uma posição dual na representação das mulheres: sentidos inovadores, que remetem a valores condizentes com as conquistas das mulheres, convivem com outros que se referem a valores conservadores.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista NUPEM
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.