O estágio supervisionado a partir da abordagem autobiográfica: um estudo com histórias de vida de professores e a formação docente
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.37.7893Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Histórias de vida de professores, Abordagem autobiográficaResumo
Este artigo apresenta algumas contribuições da abordagem autobiográfica para a formação inicial de professores. A experiência aqui contatada é a da elaboração e execução da disciplina Estágio Supervisionado I da primeira turma do curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do ABC. Partindo de uma metodologia centrada na vida de professores, os estagiários entraram nas escolas de educação básica com o propósito de entender por que os professores ensinam o que ensinam. Essa experiência foi baseada, sobretudo, nos estudos de Goodson (2020), Bueno, Catani e Sousa (1998) e Nóvoa (1995). O artigo discute como a abordagem das histórias de vida contribuiu para a formação docente e para um melhor conhecimento do cotidiano escolar, principalmente, da prática do professor. A abordagem autobiográfica foi utilizada como caminho metodológico para a realização do estágio supervisionado, entendido como vivência e pesquisa de forma indissociável.
Downloads
Referências
Fontes
ESTAGIÁRIA A. Relatório final de Estágio Supervisionado. 46f. Licenciatura em Ciências Humanas pela Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campos, 2022.
ESTAGIÁRIA D. Relatório final de Estágio Supervisionado. 10f. Licenciatura em Ciências Humanas pela Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campos, 2022.
ESTAGIÁRIA E. Relatório final de Estágio Supervisionado. 19f. Licenciatura em Ciências Humanas pela Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campos, 2022.
ESTAGIÁRIO F. Relatório final de Estágio Supervisionado. 18f. Licenciatura em Ciências Humanas pela Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campos, 2022.
ESTAGIÁRIA G. Relatório final de Estágio Supervisionado. 17f. Licenciatura em Ciências Humanas pela Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campos, 2022.
ESTAGIÁRIO I. Relatório final de Estágio Supervisionado. 16f. Licenciatura em Ciências Humanas pela Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campos, 2022.
ESTAGIÁRIA J. Relatório final de Estágio Supervisionado. 18f. Licenciatura em Ciências Humanas pela Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campos, 2022.
ESTAGIÁRIA M. Relatório final de Estágio Supervisionado. 15f. Licenciatura em Ciências Humanas pela Universidade Federal do ABC. São Bernardo do Campos, 2022.
Referências
ABRAHAM, Ada. L’enseignant est une personne. Paris: ESF, 1984.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Presidência da República. 1996. Disponível em: https://bit.ly/2OLFC6v. Acesso em: 21 nov. 2023.
BRASIL. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Presidência da República. 2008. Disponível em: https://bit.ly/3sIFziC. Acesso em: 21 nov. 2023.
BRASIL. Resolução n. 2 de 1º de julho de 2015. Ministério da Educação. 2015. Disponível em: https://bit.ly/40QvtIR. Acesso em: 21 nov. 2023.
BUENO, Belmira Oliveira. Pesquisa em colaboração na formação contínua de professores. In: BUENO, Belmira Oliveira; CATANI, Denice Bárbara; SOUSA, Cyntia Pereira (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998, p. 7-20.
BUENO, Belmira Oliveira; CATANI, Denice Bárbara; SOUSA, Cyntia Pereira (Orgs.). A vida e o ofício dos professores: formação contínua, autobiografia e pesquisa em colaboração. São Paulo: Escrituras, 1998.
CASTANHO, Maria Eugênia. Sobre professores marcantes. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus Editora, 2001, p. 153-162.
GOODSON, Ivor. Aprendizagem, currículo e política de vida: obras selecionadas de Ivor F. Goodson. Petrópolis: Vozes, 2020.
HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1995, p. 31-61.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, n. 1, p. 9-43, jan./jun. 2001.
NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vida de professores. Porto: Porto Editora, 1995, p. 11-29.
PORTUGAL, Jussara Fraga. Docência em territórios rurais, Geografia Escolar, práticas pedagógicas e narrativas de professores. In: PORTUGAL, Jussara Fraga (Org.). Educação Geográfica: temas contemporâneos. Salvador: EDUFBA, 2017, p. 21-43.
UFABC. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas. São Bernardo do Campo: UFABC, 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC. Resolução da Comissão de Graduação n. 18, de 11 de outubro de 2017. Ministério da Educação. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3MYjh39. Acesso em: 21 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Daniel Mendes Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.