Educação, gênero e sexualidade: a formação inicial e os desafios para superar o conservadorismo
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.40.7845Palavras-chave:
Narrativas, Gênero, SexualidadeResumo
O estudo objetivou investigar a percepção de professoras(es) iniciantes, egressos(as) do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sobre a influência da formação no modo como lidam com questões de sexualidade e de gênero no cotidiano do trabalho docente. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas narrativas com quatro professoras(es) iniciantes. Os resultados apontaram o silenciamento das questões de gênero e sexualidade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em nome de uma pretensa neutralidade. Em relação às(aos) professoras(es) iniciantes entrevistadas(os), aponta-se que, embora tenham confirmado que tiveram uma formação de qualidade, suas ações na escola não são isoladas, perpassam pelo currículo, pelos(as) pais, mães ou responsáveis das(os) alunas(os), outras(os) professoras(es), equipe gestora, os(as) quais possuem suas crenças e valores e querem legitimá-las acima do trabalho docente, sem respeitar à riqueza que a diferença carrega.
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