O compartilhamento do conhecimento em uma unidade escolar da rede APAE: uma análise do trabalho desenvolvido pela APAE de Maringá
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2025.17.40.7809Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Compartilhamento de conhecimento, Educação especial, Ensino, AprendizagemResumo
As escolas mantidas pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Estado do Paraná atendem a uma organização administrativa e pedagógica, de forma a ofertar educação de qualidade às pessoas com deficiência. Este trabalho busca analisar a influência do compartilhamento de conhecimento entre as equipes diretiva, pedagógica e de professores no desenvolvimento pedagógico da APAE de Maringá. A pesquisa é de natureza aplicada, com objetivos exploratórios e abordagem quantitativa. Na coleta de dados, utilizou-se de questionário estruturado, com análise via estatística descritiva. Com o resultado dessa pesquisa, verificou-se que os participantes apresentaram alto índice de percepção quanto à transferência de conhecimento, porém ainda existem fatores a serem trabalhados referentes aos inibidores para a ocorrência dessa troca. Esse resultado poderá impactar as ações futuras da instituição, de forma a promover um crescimento nos índices de socialização de conhecimentos, contribuindo para os processos de ensino e de aprendizagem da APAE de Maringá.
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