Ensinar em tempos de pandemia: diálogos docentes na tríplice fronteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2024.16.37.7541

Palavras-chave:

Ensino remoto, Pandemia de Covid-19, Fronteira

Resumo

Este artigo apresenta investigações iniciais e reflexões acerca das experiências vivenciadas e compartilhadas em encontros de estudos que reuniram professores de três cidades fronteiriças – Foz do Iguaçu (BR), Puerto Iguazú (AR) e Ciudad del Este (PY) –, com o objetivo de criar uma rede de diálogos, reflexões e troca de experiências sobre os desafios de ensinar durante a Pandemia da covid-19. Como metodologia, adotamos uma pesquisa qualitativa vinculada a um projeto de extensão, organizado em encontros online que congregaram professores de diferentes localidades para conhecer a realidade das escolas e estudar as formas como cada comunidade, cada governo, se organizou para implantação das aulas remotas, bem como os desafios e possibilidades da inserção das mídias como aparato pedagógico. Discutimos os resultados obtidos por meio dele, as articulações entre os docentes, de forma breve, por se tratar de um estudo em andamento, em caráter inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLIKSTEIN, Paulo et al. Como estudar em tempos de pandemia. Época. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3RcEqcC. Acesso em: 22 nov. 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Presidência da República. 1988. Disponível em: https://bit.ly/49RtfgL. Acesso em: 22 nov. 2023.

CEPAL. Universalizar el acceso a las tecnologias digitales para enfrentar los efectos del COVID-19. Informe Especial COVID-19, n. 7, p. 1-27, 26 ago. 2020.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GIROUX, Henry. Praticando estudos culturais nas faculdades de educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2013, p. 85-103.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

IBIAPINA, Ivana Maria de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livro Editora, 2008.

MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo. Pesquisa crítica de colaboração: escolhas epistemo-metodológicas na organização e condução de pesquisas de intervenção no contexto escolar. In: MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; FIDALGO, Sueli Salles (Orgs.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas: Mercado das Letras, 2011, p. 13-40.

MORAES, Denise Rosana da Silva. Novos rumos, desafios e aprendizagens frente a Pandemia/Covid19: a educação e a escola em foco. In: MORAES, Denise Rosana da Silva; SUZUKI, Júlio César; BORGES, Valterlei (Orgs.). Análises de uma pandemia: diálogos políticos e pedagógicos. São Paulo: FFLCH/USP, 2020, p. 49-75.

MORAES, Denise Rosana da Silva. Mídias na formação de professores(as): limites e possibilidades. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

PARASKEVA, João (Org.). Estudos Culturais, poder e educação. Portugal: Edições Pedagógicas, 2011.

PRETTO, Nelson de Luca. Polêmicas contemporâneas: formando professores ativistas comprometidos com a sociedade. Revista Observatório, v. 3, n. 4, p. 32-55, jul./set. 2017.

SAMPAIO, Cristiane. Professores, pais e alunos apontam dificuldades e limitações do ensino a distância. Brasil de Fato. 2020. Disponível em: https://bit.ly/40TYqnA. Acesso em: 02 jun. 2022.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.

SUZUKI, Julio César; ARAUJO, Gilvan Cerqueira. Coronavírus: contribuição e necessidade de uma análise espacial. In: MORAES, Denise Rosana da Silva; SUZUKI, Júlio César; BORGES, Valterlei (Orgs.). Análises de uma pandemia: diálogos políticos e pedagógicos. São Paulo: FFLCH/USP, 2020, p. 13-29.

UNESCO. #AprendizagemNuncaPara: Esposta da educação frente à COVID-19. Coalizão Global de Educação. 2020. Disponível em: https://bit.ly/47Cdj00. Acesso em: 22 nov. 2023.

WILLIAMS, Raymond. Palavras chave: um vocabulário da cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.

Downloads

Publicado

2024-01-17