A natureza da ciência na concepção de licenciandos de um curso de Ciências Biológicas
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v11i23.653Palavras-chave:
Epistemologia da ciência, educação em ciências, formação inicial de professoresResumo
Este trabalho aborda as concepções acerca da natureza da ciência, emitidas por estudantes de um curso de Ciências Biológicas, participantes do Programa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Biologia, de uma universidade da região Noroeste do Estado do Paraná. Os dados foram constituídos a partir de um questionário, cujas respostas deveriam ser justificadas. A análise foi feita seguindo os pressupostos metodológicos da análise de conteúdo, descritos por Minayo (2003). Foram construídas unidades de significados fundamentadas no referencial teórico de Rivero e Wamba (2011). As argumentações mostraram uma diversidade de concepções, com o predomínio da visão empírico-indutivista e neutra. Vale ressaltar que, dentre os sujeitos, houve uma maior ressignificação acerca da natureza da ciência por aqueles que estavam participando do programa há mais tempo.
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Copyright (c) 2019 Murilo Del Bianco Lima, Jéssica Laguilio Rodrigues, Verônica Klepka, Maria Júlia Corazza
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