Educação escolar em prisões: brechas, apostas e possibilidades

Autores

  • Elenice Maria Cammarosano Onofre Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v11i23.573

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos em prisões, escola na prisão, práticas educativas na prisão

Resumo

Esta sistematização ancora-se em inquietação que tem conduzido nossos estudos ao longo dos anos: o que pode fazer a educação de jovens e adultos nas prisões? Tomam-se, como material reflexivo, dados coletados em observações, conversas informais, discussões e vivências como mediadora de cursos de formação de educadores em estados brasileiros no período de 2013-2016, e em registros de visitas a espaços de privação de liberdade para jovens e adultos. Os dados que foram organizados em diários de campo nos permitem ousar estar no mundo de forma propositiva, pois indicam que as sistematizações podem se constituir em instrumental pedagógico para a produção de conhecimentos e anunciar possibilidades de uma virada pedagógica no campo da EJA em prisões.

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Publicado

2019-05-13