A reciprocidade dos sentidos compartilhados: ideias para humanizar as relações sociais no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2021.13.30.46-57Palavras-chave:
Percepção humana;, Relações sociais, Universidade, PandemiaResumo
Retomando os estudos do sociólogo alemão Georg Simmel (1858-1918) acerca das transformações da percepção humana na metrópole moderna, este artigo propõe uma reflexão em torno de problemas emergentes no contexto pandemia de Covid-19, sobretudo, aqueles que afetam diretamente as relações sociais nos espaços pedagógicos. Surgidas no interior de um curso de graduação em Musicoterapia de uma universidade pública brasileira, as ideias apresentadas aqui têm em mira a qualidade da vida psíquica e social de docentes e discentes que se depararam com uma crise sem precedentes, tendo que se adaptar ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) em um curto espaço de tempo. Como forma de resistência e (re)existência neste cenário, propõe-se o compartilhamento de práticas e ações que cultivem as faculdades sensíveis e intelectuais do ser humano, as quais encontram acolhida privilegiada em cursos que conjugam artes e humanidades.
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Referências
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