Patrimônio cultural na sala de aula: reflexões a partir da utilização de metodologias participativas em ações de extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.2021.13.28.142-158

Palavras-chave:

Extensão universitária, Referências culturais, Metodologias participativas, Sertão de Alagoas

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a experiência de uma ação de extensão, desenvolvida pela Universidade Federal de Alagoas, em uma escola localizada no sertão alagoano. Trata-se de refletir sobre trajetórias e os conceitos referentes ao campo do patrimônio cultural brasileiro e a importância de metodologias participativas na produção do conhecimento nas escolas. Para o alcance do objetivo proposto, foi utilizada a metodologia do Inventário Nacional de Referências Culturais, uma metodologia participativa de caráter qualitativo e etnográfico, disponibilizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As considerações finais apontam para dois caminhos. Primeiro, a importância da extensão universitária em incentivar a pesquisa científica na Educação Básica. Segundo, o potencial do Inventário Nacional de Referências Culturais em fomentar uma formação crítica e cidadã nas escolas.

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Publicado

2021-01-07