O funcionário de escola pública no Paraná: uma análise do Jornal Sindical 30 de Agosto (2003-2008)
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v11i22.329Palavras-chave:
Funcionários, História da educação, Luta sindicalResumo
O objetivo deste artigo é analisar a visão de funcionário de escola, expresso pelo Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná – APP/Sindicato, no Jornal Sindical 30 de Agosto, em edições publicadas entre os anos de 2003 e 2008. A leitura de um referencial crítico, como Monlevade (1995; 2014) e Rasia (1989), nos demonstrou a escola pública sendo composta por diferentes profissionais e a burocratização dos processos escolares interferindo no ensino e na aprendizagem. Consideramos que o Jornal 30 de Agosto defendeu o conceito de funcionário educador, mas priorizando questões como o reconhecimento salarial e a criação de um plano de carreiras.
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Copyright (c) 2019 Everton Josimar de Oliveira, João Carlos da Silva
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