Processos de constituição da docência: trajetórias de vida pessoal e profissional

Autores

  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos
  • Ana Paula Gestoso de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Eliana Marques Ribeiro Cruz Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v11i22.527

Palavras-chave:

Constituição da docência, Memorial, desenvolvimento profissional docente

Resumo

Nesta pesquisa interpretativa analisa-se o processo de constituição da docência de uma professora que atuou por 17 anos na Educação Básica, narrado em seu memorial de formação, tendo como fios condutores as trajetórias de sua vida pessoal, profissional e sua escolarização. Tem como bases teóricas: a premissa de que a constituição da docência se desdobra em um processo contínuo de formação e é influenciada pela história de vida e profissional do sujeito e seus contextos de formação e atuação e considera que as narrativas escritas são ferramentas formativas e de pesquisa. O memorial revela que a docência da professora foi constituída por aprendizagens no âmbito pessoal e profissional, por suas escolhas e pela sua própria atuação profissional com o entrecruzamento de suas concepções de mundo e dimensões morais e éticas.

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Publicado

2019-01-24