A utilização da narrativa transmídia na construção de um recurso educacional aberto: estudo de caso da franquia Star Wars

Autores

  • Cristiane de Magalhães Porto Universidade Tiradentes
  • Cleon Menezes do Nascimento Universidade Tiradentes
  • Renata Tavares Benia Universidade Tiradentes/Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.33871/nupem.v10i21.588

Palavras-chave:

Narrativa transmídia, recursos educacionais abertos, Star Wars

Resumo

Com o advento da web 2.0, os usuários da rede deixaram de ser meros receptores de informações e passaram a assumir um papel proeminente de produtor de informações. Ao que alude tal panorama, surgem as narrativas transmídias. O presente artigo visa apresentar uma discussão a respeito do universo da transmídia em união aos Recursos Educacionais Abertos, contemplando a presença destes no âmbito educacional. Assim, exploram-se as descrições e levanta-se uma discussão acerca de tais universos realçados, tendo em vista o viés educativo. Ao observar estes universos, foi utilizada a franquia Star Wars para o desenvolvimento de uma intervenção metodológica para disciplina de Física com alunos de Engenharia, em razão de sua história poder auxiliar na transmissão de diversos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-11

Edição

Seção

Artigos