Análise de mapas conceituais: reflexões sobre formação docente, transdisciplinaridade e paradigma da complexidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v10i20.173Palavras-chave:
Formação de professores, Mapas conceituais, Desenvolvimento profissional docenteResumo
Este trabalho baseia-se em pesquisa-ação realizada com integrantes do grupo de pesquisa de Prática Pedagógica no Ensino e Aprendizagem com Tecnologias Educacionais (PRAPETEC) nos encontros de investigação. O objetivo é relatar as experiências vivenciadas por meio da construção individual e coletiva de mapas conceituais. Buscou-se, a partir da experiência, refletir sobre como é possível desenvolver um profissional docente que supere a influência do paradigma newtoniano-cartesiano. Optou-se pela análise qualitativa dos dados, realizada a partir dos mapas construídos no CmapTools. Os resultados apontam para o aprofundamento da compreensão da formação e prática desenvolvida na docência universitária.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Alexandre Marinho Teixeira, Marilda Aparecida Behrens, Patrícia Lupion Torres, Sirlene Donaiski Motin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.