Educação no cárcere: um estudo a partir da descolonialidade do ser
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v9i18.500Palavras-chave:
Educação no cárcere, educação formal, descolonialidade do serResumo
O objetivo deste estudo é discutir as evidências da colonialidade no ambiente prisional, além de refletir sobre os sentidos que os alunos privados de liberdade atribuem à educação formal. Para tanto, fundamentamo-nos nos estudos de Sousa (2000, 2004), Goffman (2013), Figueiredo (2005, 2012) e Freire (2012, 2014). Metodologicamente, utilizamo-nos da técnica do grupo focal com 40 alunos-detentos. Os resultados revelaram que as ações educativas ocorridas no interior dos presídios, além de enfatizar os conteúdos pragmáticos, também exercem uma influência edificante na vida do interno, criando condições para que ele se compreenda e se aceite como indivíduo social, sentindo-se motivado a construir um novo projeto de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Carla Poennia Gadelha Soares, Tania Vicente Viana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.