Ensino de Matemática e tecnologia digital: concepções de estudantes de Pedagogia e de professores dos anos iniciais
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v8i14.293Resumo
Apresenta-se e analisam-se as concepções manifestas em narrativas elaboradas por licenciandos em Pedagogia e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a integração entre tecnologia digital e o ensino de matemática. A análise dos depoimentos possibilitou destacar as seguintes concepções: a) as tecnologias devem ser inseridas na escola, pois estão presentes na sociedade, b) os recursos tecnológicos podem promover a motivação dos estudantes para a realizarem as atividades, c) as escolas devem oferecer infraestrutura e propiciar a capacitação dos docentes para o uso das tecnologias, d) os avanços tecnológicos requerem mudanças no papel e na prática docente, e) os recursos tecnológicos não substituem o professor, f ) os professores podem utilizar as ferramentas tecnológicas para abordar os conteúdos de diferentes formas, g) os estudantes precisam aprender a ler criticamente as informações. A partir das análises dos dados apontam-se alguns elementos a serem considerados em cursos de formação objetivando que os cursistas explicitem, analisem e (re)signifiquem suas concepções.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Ana Paula Gestoso de Souza, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.