O significado do coletivo para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v6i11.234Resumo
Este artigo propõe reexões acerca do papel do coletivo no desenvolvimento das funções psicológicas superiores em crianças com deciência. Trata-se de um estudo qualitativo, construído a partir de pesquisa bibliográca com ênfase na psicologia histórico cultural. Apresenta-se, neste texto, um breve histórico das concepções sociais sobre a deciência e elementos do pensamento desenvolvido por Vigotski (1997) sobre a psicologia comparativa e a “pedagogia do coletivo”. Parte-se do princípio de que essas reexões propiciarão, no contexto educacional, ações com vistas a minimizar as consequências secundárias, originadas pela privação do social e do cultural, privação esta que afeta o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Kellys Regina Rodio Saucedo, Denise Fontanella, Elisabeth Rossetto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.