O ensino de História e o emprego das fontes como recursos de mediação no processo ensino-aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v6i10.220Resumo
Trazemos para reflexão um tema presente há muitas décadas, mas recorrente e atual: a crise conceitual, teórica, metodológica e pedagógica vivenciada por aqueles que ensinam História e por aqueles que ensinam a ensiná-la. Impulsionados pelo desejo de contribuir com o refinamento das análises que buscam equacionar tal crise, apresentamos o artigo em três partes: 1) História do ensino de História: o lugar da história ensinada; 2) Crises no ensino de história: a necessidade de novos paradigmas; 3) A fonte histórica e o seu uso em sala de aula. Em meio a essa problemática, refletimos sobre possibilidade de mudanças no ensino de História e propomos uma reflexão sobre o uso de fontes históricas como documentos e como recurso didático-pedagógico.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Isabel Cristina Rodrigues, Alisson Sano, Camila Bertagna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.