Uma universidade, várias trajetórias: (des)caminhos para o Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v6i10.221Resumo
Este artigo tem por objetivo problematizar caminhos e trajetórias de jovens universitários. Para tanto, toma-se por objeto as narrativas de estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Câmpus de Marechal Cândido Rondon. Buscouse pensar as trajetórias de Marina Abrondavi, estudante de Direito e Cristian Jonas Ludke, graduado em Zootecnia. A partir das narrativas de ambos foi possível perceber que o caminho para a universidade, antes do que um objetivo pensado e sistematicamente buscado, aparece em suas memórias como uma experiência vivida, praticada. Desfaz-se assim qualquer possibilidade de análise teleológica deste processo, tanto na percepção da universidade como um fim em si mesmo, quanto na percepção da universidade como uma meta constituída a priori. É só no cruzamento entre suas trajetórias e a historicidade da cidade e da universidade nas quais se inserem que os sentidos construídos podem ser analisados. Para essa problematização tomamos como fontes centrais as narrativas orais construídas com os estudantes no ano de 2010.
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Publicado
2017-05-10
Edição
Seção
Dossiê
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