Letramento digital através de criação de jogos eletrônicos: ensaio comparativo sobre dois contextos escolares
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v5i8.189Resumo
O objetivo da pesquisa descrita aqui é o de buscar colaborar no letramento digital das crianças e dos professores das escolas envolvidas no projeto. Para que haja letramento digital é preciso haver apropriação de habilidades para que o indivíduo participe de práticas sociais que envolvem diferentes linguagens e formas de se comunicar, expressar sentimentos, idéias e experiências nos ambientes virtuais. A metodologia de pesquisa é feita através de oficinas de criação de games nas escolas. Neste artigo descrevemos e analisamos os resultados de oficinas de produção de jogos eletrônicos em duas escolas de contextos diferentes. Concluímos que as diferenças de letramento digital se originam tanto pelo repertório sociocultural e familiaridade com as mídias digitais, como nas predisposições dos atores e suas diferentes condições materiais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Dulce Márcia Cruz, Rafael Marques de Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.