Políticas públicas de avaliação do Ensino Superior: tateando um conceito de qualidade da educação
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.v4i7.125Resumo
O presente artigo discute o modelo de qualidade subjacente às políticas de avaliação do ensino superior brasileiro, implantadas desde meados da década de 1990. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, fazemos um breve resgate histórico do desenvolvimento dessas políticas, inicialmente no governo Fernando Henrique Cardoso (FHC) e, posteriormente, reformuladas no governo Luis Inácio Lula da Silva (LULA). Observa-se que, simultaneamente às políticas, houve um processo expansivo do ensino superior privado, principalmente, no governo FHC, introduzindo na educação os conceitos e ideais de qualidade do mundo empresarial. As instituições de ensino são muito mais complexas e infelizmente, observa-se historicamente que os sistemas de avaliação do ensino superior brasileiro se pautam em pressupostos e concepções do modelo empresarial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 José Euzébio de Oliveira Souza Aragão, Regiane Helena Bertagna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.