Experiências de jovens sobre sua participação na investigação narrativa
DOI:
https://doi.org/10.33871/nupem.2023.15.36.211-223Palavras-chave:
Experiência, Jovens, PesquisaResumo
Este texto é fruto de uma pesquisa realizada com 12 jovens de uma instituição de educação profissional e tecnológica sobre suas experiências nos tempos escolares. Nele, busco abordar os relatos desses(as) estudantes acerca de suas participações na própria pesquisa realizada de outubro a novembro de 2016. Na fundamentação teórica, utilizei Larrosa (2003), Skliar (2011) para abordar a experiência, o relato e a conversa; Connelly e Clandinin (2008) para a metodologia Investigação Narrativa. Os relatos dos(as) discentes evidenciaram que a pesquisa foi um movimento que os(as) fizeram pensar em si, lembrar de acontecimentos e dimensionar como a história de cada um(a) foi sendo tecida, permitindo-lhes fazer uma autoavaliação. Além disso, refletiram e ressignificaram a própria história, aprendendo mais sobre si no processo narrativo, destacando sua dimensão formativa. Desse modo, pude com os(as) jovens, considerar sua alteridade, legitimando-os(as) como seres capazes de refletir sobre suas práticas.
Downloads
Referências
Fontes
Ângela. Entrevista concedida à Cristiane Elvira de Assis Oliveira. Juiz de Fora, 2016.
Bem. Entrevista concedida à Cristiane Elvira de Assis Oliveira. Juiz de Fora, 2016.
Carolina. Entrevista concedida à Cristiane Elvira de Assis Oliveira. Juiz de Fora, 2016.
Eva. Entrevista concedida à Cristiane Elvira de Assis Oliveira. Juiz de Fora, 2016.
John. Entrevista concedida à Cristiane Elvira de Assis Oliveira. Juiz de Fora, 2016.
Karen. Entrevista concedida à Cristiane Elvira de Assis Oliveira. Juiz de Fora, 2016.
Laura. Entrevista concedida à Cristiane Elvira de Assis Oliveira. Juiz de Fora, 2016.
Lisa. Entrevista concedida à Cristiane Elvira de Assis Oliveira. Juiz de Fora, 2016.
Luana. Entrevista concedida à Cristiane Elvira de Assis Oliveira. Juiz de Fora, 2016.
Marcus. Entrevista concedida à Cristiane Elvira de Assis Oliveira. Juiz de Fora, 2016.
Robin. Entrevista concedida à Cristiane Elvira de Assis Oliveira. Juiz de Fora, 2016.
Sindy. Entrevista concedida à Cristiane Elvira de Assis Oliveira. Juiz de Fora, 2016.
Referências
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2008.
CLANDININ, Jean; CONNELLY, Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2015.
CONNELLY, Michael; CLANDININ, Jean. Relatos de experiencia e investigación narrativa. In: LARROSA, Jorge (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre a narrativa y educación. Cuidad Autónoma de Buenos Aires: Alertes, 2008, p. 11-59.
COSTA, Marisa Vorraber. Pesquisa-ação, pesquisa participativa e política cultural da identidade. In: COSTA, Marisa Vorraber (Org.). Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 93-117.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
JOSSO, Marie-Christine. História de vida intercultural em formação de professores. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, v. 17, n. 29, p. 43-50, jan./jun. 2008.
LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
LARROSA, Jorge. A arte da conversa. In: SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003, p. 211-216.
LARROSA, Jorge. Notas sobre narrativa e identidad (a modo de presentación). In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 11-22.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; GERALDI, João Wanderley. Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; et al. (Orgs.). Narrativas: outros conhecimentos, outras formas de expressão. Petrópolis; Rio de Janeiro: DP et Alii; FAPERJ, 2010, p. 13-28.
SKLIAR, Carlos. Conversar e conviver com os desconhecidos... In: FONTOURA, Helena Amaral da (Org.). Políticas públicas, movimentos sociais: desafios à Pós-Graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011, p. 27-37.
SOUZA, Elizeu Clementino de. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cristiane Elvira de Assis Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.