Fragmentos de corpos marginais:

dançando possibilidades de desenlouquecimento coletivo

Autores

  • Andreia Fragoso Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9277

Palavras-chave:

Dança, Corpos marginalizados, Enlouquecimento, Desenlouquecimento coletivo

Resumo

A presente pesquisa pretende investigar, através do movimento, de experiências de campo e referências bibliográficas e artísticas, possibilidades de dançar inquietudes e dilacerações de um corpo, um corpo marginal, que transborda dores, revoltas e procura por meio de um viés poético-político, encontrar meios de dar voz a outros corpos marginalizados que se aproximaram e que me aproximo em minha trajetória pessoal e profissional. Marginalidade que no decorrer da história esteve diretamente relacionada aos mecanismos de exclusão social, dentre eles a institucionalização compulsória que estigmatiza esses corpos como loucos, degenerados, alienados e não adequados ao meio social. Busco o apoio de autores e artistas que tratam na dança e a dança como uma micropolítica social, que na medida em que anuncia/denúncia no corpo as marcas de um sistema sociopolítico perverso de dominação, também pode provocar rachaduras na percepção daqueles que se conectam com ela e, quiçá, mobilizar micro movimentos corporais, sociais e políticos que ampliem a borda desta rachadura. Danço aqui à procura de possibilidades de desenlouquecimento desse sistema desumano, que possui como objetivo atender aos próprios interesses e perpetuar seu poder de dominação e opressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Fragoso, Universidade Estadual do Paraná

Andreia Frag é artista docente e pesquisadora atuante nas áreas de Teatro, Dança e Performance. Atua profissionalmente com arte-educação, dramaturgia cênica e produção cultural. Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Dança pela UNESPAR, Arte Dramática e Pedagogia. Trabalha como professora de Teatro e Dança em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e produz e dirige espetáculos de Mostras de Processos Criativos e Apresentações Cênicas semestralmente. Sua trajetória inclui experiência em direção de espetáculos, produção cultural, além de participações em eventos culturais e projetos socioeducacionais. 

Downloads

Publicado

13-12-2024

Como Citar

Fragoso, A. (2024). Fragmentos de corpos marginais:: dançando possibilidades de desenlouquecimento coletivo . O Mosaico, 19(2), 1–28. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.19.2.9277

Edição

Seção

Dossiê Poéticas Negras: afrodiasporidades nas Artes