MARTELO E MATEUS: PRINCÍPIOS PARA A PRESENÇA NO CONHECIMENTO INCORPORADO

PRINCÍPIOS PARA A PRESENÇA NO CONHECIMENTO INCORPORADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.9241

Palavras-chave:

Cavalo Marinho; brincadeira; estado; presença; conhecimento incorporado.

Resumo

O texto desenvolve um estudo sobre o Cavalo Marinho de Pernambuco, com enfoque na figura do Mateus a partir da performance e pensamento de Martelo (Sebastião Pereira de Lima), de Condado/PE. O intuito foi identificar princípios contidos na execução da brincadeira, que pudessem auxiliar na compreensão de um estado de presença e jogo potentes na atuação para o espaço público, onde a imprevisibilidade é fator determinante.

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Biografia do Autor

Ana Caldas Lewinsohn, UFRN

Atriz e diretora. Professora do curso de Licenciatura em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN. Bacharel em Artes Cênicas, Mestre em Artes e Doutora em Artes da Cena pela Unicamp. Realizou Pós-Doutorado LUME Teatro (Unicamp). É vice-diretora do NAC - Núcleo de Arte e Cultura da UFRN. É coordenadora do LabMask – Laboratório de Experimentos em Atuação e Máscaras da UFRN, integrado ao NACE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Artes da Cena (CNPq). Mãe de três.

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Publicado

25-06-2024

Como Citar

Caldas Lewinsohn, A. (2024). MARTELO E MATEUS: PRINCÍPIOS PARA A PRESENÇA NO CONHECIMENTO INCORPORADO: PRINCÍPIOS PARA A PRESENÇA NO CONHECIMENTO INCORPORADO. O Mosaico, 18(1), 1–26. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.9241