IMPRESSÕES DE HOMEM
IMAGINANDO CORPO E RELAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8017Palavras-chave:
Impressão, Masculinidades, Corpo, ImagemResumo
O processo de criação em arte pode fazer emergir aspectos que expressam relações com o meio sociocultural, revelando impressões dos modos de socialização. Este artigo apresenta uma perspectiva na qual as imagens de uma masculinidade hegemônica tensionam a relação com o corpo, os músculos e as memórias do artista. À volta da questão: como pode um boneco plástico provocar uma avalanche de sensações?, apresenta-se o desenvolvimento da pesquisa em arte via processos de criação através da emergência da repetição do padrão imagético daquilo que se compreende como homem e possíveis matrizes histórico-culturais como um sistema de impressão. A investigação poético-teórica com caráter auto-etnográfico teve como provocação metodológica o que Cecília Salles articula como imagem geradora. As impressões do boneco reforçam uma ideia de corpo condizente com sistemas heteronormativos hegemônicos. Tais imagens emergentes no processo de criação dão início a uma investigação teórica e subjetiva acerca do padrão estético-ético daquilo que foi esculpido como referencial viril, uma masculinidade hegemônica branca, jovem, eurocentrada e cisnormativa, regimentado pelo desejo e pela violência, os desdobramentos e implicações no indivíduo e refletido na sociedade.
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