MIKHAIL TCHÉKHOV – DO DIÁLOGO COM A ANTROPOSOFIA A UMA TEATRALIDADE DO INTANGÍVEL
from dialogue with Anthroposophy to a theatricality of the Intangible
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.7393Palavras-chave:
Imaginação; Antroposofia; Teatralidade.Resumo
O presente artigo analisa o modo como o ator, diretor e pedagogo teatral russo Mikhail Tchekhov (1891-1955) desenvolveu sua abordagem teatral da imaginação a partir de um diálogo com a Antroposofia, ciência espiritual fundada por Rudolf Steiner no início do século. Conhecido com o mais brilhante discípulo de Konstantin Stanislávski, Mikhail Tchekhov foi obrigado a se auto exilar, em 1928, ao se descobrir investigado por associações com essa importante corrente esotérica, proibida na Rússia a partir de 1923. Pelo mesmo motivo, sua obra seria censurada em seu país natal até o final dos anos oitenta. O artigo demonstra o modo como a perspectiva antimaterialista e não determinista da Antroposofia comporá, em Tchekhov, uma pedagogia capaz de explorar objetivamente os fenômenos suprassensíveis da cena. Por fim, transpondo a reflexão sobre a formação e do treinamento teatral, busca-se demonstrar que tal legado antecipa aspectos de uma teatralidade performativa e transcendente, conforme noções utilizadas por Fischer-Lichte e J. Féral, a compor uma visão do teatro como fenômeno que dá a ver o intangível.
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