A REPRESENTAÇÃO DAS PERSONAGENS MULHERES NA SÉRIE DINAMARQUESA FORBRYDELSEN
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.2.2197Resumo
Este trabalho, parte da monografia de conclusão do curso de Cinema e Audiovisualda Unespar, tem como objetivo realizar uma análise da construção e representação daspersonagens femininas na produção seriada dinamarquesa Forbrydelsen, que é uma dasprecursoras do fenômeno atual das protagonistas detetives mulheres na TV. Partindo deteorias feministas relacionadas ao condicionamento do olhar em relação às personagensfemininas, o artigo busca indicar como se dá essa representação, tanto narrativamentequanto em relação a escolhas de linguagem audiovisual. A partir de episódios selecionados
dentre os 40 que compõem as quatro temporadas da série, busca-se ainda estabelecer quelugar essas mulheres ocupam dentro da narrativa em relação aos personagens masculinos,passando pelos conceitos de passividade e atividade, bem como questões relacionadas í sexualidade, família e trabalho. Por fim, em se tratando de linguagem, busca-se entenderqual o olhar que se tem sobre essa mulher, tanto dentro da série quanto fora dela, no que
se refere ao olhar que se determina que o espectador tenha, tendo em vista ainda o opostoe questionando se essas mulheres também detêm o poder do olhar.
PALAVRAS-CHAVE: Representação feminina. Forbrydelsen. Série televisiva criminal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 O Mosaico
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores detém os direitos autorais, ao licenciar sua produção na Revista O Mosaico/FAP, que está licenciada sob uma licença Creative Commons. Ao enviar o trabalho,e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista. Osleitores podem transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na revista, desde que hajasempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista O Mosaico/FAP não sendo permitidaqualquer alteração no trabalho original. Ao submeter um artigo à Revista O Mosaico/FAP e após seu aceite para publicação os autores permitem, sem remuneração, passar osseguintes direitos à Revista: os direitos de primeira edição e a autorização para que aequipe editorial repasse, conforme seu julgamento, esse artigo e seus meta dados aosserviços de indexação e referência.