CORPOS ENCENAM, OLHARES EM CENA: Pornografia, pós-pornografia e a realização de um experimento fílmico
DOI:
https://doi.org/10.33871/21750769.2017.9.2.1896Resumo
Este trabalho apresenta fragmentos da pesquisa que acompanhou a realização do curta-metragem experimento fílmico (2014), uma investigação audiovisual e autobiográfica sobre o processo de generificação dos corpos. Em diálogo com os estudos de gênero e sexualidade de aporte teórico pós-estruturalista (Foucault, 1999; Butler, 2003, 2013) e com pesquisas ligadas à pornografia audiovisual (Abreu, 1996; Williams, 1989), o artigo apresenta algumas considerações a respeito do olhar pornográfico hegemônico e sua implicação com a norma heterossexual. Em um segundo momento, o texto apresenta a emergência da pós-pornografia e a busca por forjar, mediante o entendimento da pornografia como uma tecnologia de produção de gênero e sexualidade, um outro olhar para os corpos, tensionando os limites da heteronorma. Em sua terceira e última parte, o texto apresenta reflexões pertinentes ao experimento fílmico, traçando relações entre o corpo em cena no curta-metragem e a teoria da performatividade de gênero, como formulada pela filósofa Judith Butler.
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Referências
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