Eleonora ou A Corrida pelo Fim

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10885

Palavras-chave:

Dramaturgia infantojuvenil, Aventura, Fantasia, Distopia, Teatro

Resumo

Eleonora ou A Corrida pelo Fimé uma peça infantojuvenil concebida para dialogar com crianças e adolescentes por meio de uma fábula teatral mágica, cômica e trágica. Situada em um cenário pós-apocalíptico de destruição ambiental, a trama acompanha Eleonora, uma jovem encarregada de salvar o último livro da humanidade, conduzindo-o até a Biblioteca da Ilha do Vento. Este livro mágico, capaz de alterar o passado, torna-se alvo de figuras que representam a ganância e o autoritarismo, como a Baronesa.A peça nasce de uma vontade de suprir uma lacuna percebida na dramaturgia voltada ao público infantojuvenil, explorando temas como o luto, o crescimento e a responsabilidade pessoal com uma estética influenciada diretamente pela animação japonesa do estiloshounen, como Boku no Hero, One Piecee Naruto. Essa influência se manifesta não apenas na estrutura narrativa, marcada pela jornada da heroína, mas também nos ritmos alternantes entre cenas de contemplação e momentos de grande intensidade e ação. Acompanhada pela sábia maga Amana e outros personagens que a ajudam a traçar seus caminhos, Eleonora descobre que enfrentar as ruínas do mundo também é enfrentar suas próprias dores e dúvidas. Assim, a peça propõe que a resistência —seja ela ecológica, afetiva ou imaginativa —pode se construir a partir da amizade, do conhecimento e da coragem. Em última instância, Eleonora ou A Corrida pelo Fim sugere que o fim pode ser apenas o começo, e que escrever a própria história é um ato de sobrevivência e invenção de futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Stadler, UNESPAR

Diretora teatral, atriz e dramaturga. Professora colaboradora da Unespar/FAP. Doutoranda em Saúde da Comunicação Humana (UTP), mestre em Teatro (UDESC) e especialista em Tecnologias para Educação (IFSC). Graduada no Bacharelado em Artes Cênicas (Unespar/FAP), na Licenciatura em Teatro (Unespar/FAP) e em Comunicação Social (UTP). Orcid: orcid.org/0000-0002-3268-8431. CV Lattes: lattes.cnpq.br/1005378960883172. E-mail: antestadlerdoquenunca@gmail.com

Caroline Marzani, Núcleo de Educação de Curitiba

Doutora em Letras pela UFPR (2023) e Mestre em Estudos de Linguagens pela UTFPR (2017). Graduada em Licenciatura em Teatro pela Unespar/FAP (2010) e em Letras Português pela UTFPR (2021). Atua como Técnica Pedagógica no Núcleo de Educação de Curitiba. Orcid: orcid.org/0000-0002-3680-9165. CV Lattes: lattes.cnpq.br/4218668085231389. E-mail: carolinemarzani@hotmail.com

 

Douglas Kodi

Ator, diretor, dramaturgo e mascareiro. Mestre e doutor em Teatro pela UDESC e graduado em Artes Cênicas pela UEM, é fundador do Teatro do Alvorecer e ator da companhia Arte da Comédia. Pesquisa a Commedia dell’arte e suas possibilidades no teatro contemporâneo, além da interculturalidade na cena, com ênfase nas máscaras, nas confluências com o imaginário nipônico e as tradições populares brasileiras. Orcid: orcid.org/0000-0003-3322-9920. CV Lattes: lattes.cnpq.br/2547501265624081. E-mail: douglaskodi07@gmail.com

Downloads

Publicado

01-12-2025

Como Citar

de Paula Macedo, A. S., Marzani, C., & Kodi Seto Takeguma, D. (2025). Eleonora ou A Corrida pelo Fim. O Mosaico, 21(2), 1–34. https://doi.org/10.33871/21750769.2025.21.2.10885

Edição

Seção

Poéticas e Formas Expandidas