AGITPROP SOVIÉTICO, TEATRO BRECHTIANO E DITADURA MILITAR BRASILEIRA: TRAJETÓRIAS DO TEATRO POLÍTICO DELIBERATIVO

TRAJECTORIES OF DELIBERATIVE POLITICAL THEATER

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8901

Palabras clave:

teatro político; agitprop; teatro brechtiano.

Resumen

Neste artigo, é apresentado um recorte de um trabalho de conclusão de curso na área de teatro-licenciatura, intitulado “Ação Política na Cena Contemporânea: um diálogo entre a história e o presente” (2015), que investigou a dimensão política do fazer teatral, tanto na Europa do Século XX, quanto no Brasil pós deflagração do Golpe de 64. No caso deste recorte, o estudo se concentrou na tentativa de conceituar o termo teatro político, considerando influências de movimentos como o Agitprop na antiga União Soviética, o teatro praticado na Alemanha entre guerras, tendo como referência obras de Erwin Piscator e Bertolt Brecht e o contexto teatral durante a Ditadura Militar Brasileira. Para tanto, autores como Bernard Dort; Margot Berthold; Patrice Pavis, Silvana Garcia, Fernando Peixoto, dentre outros, contribuem na discussão. Diante deste estudo, se buscou compreender como o teatro, em determinados momentos da história, foi utilizado como um meio deliberativo de expressão e contestação social, contribuindo para a reflexão crítica e a conscientização política.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

FRANCISCO DE PAULO D'AVILA JUNIOR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Professor, Artista e Pesquisador. Doutorando em Educação pelo PPGE da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Artes pelo PPG da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Direitos Humanos pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Especialista em Mídia e Educação pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Licenciado em Teatro pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com mobilidade acadêmica na Universidade de Coimbra/PT, cursando Licenciatura em Estudos Artísticos por meio do programa de Bolsas Ibero-Americano do Santander Universidades.

Publicado

2024-06-25

Cómo citar

D’AVILA JUNIOR, F. D. P. (2024). AGITPROP SOVIÉTICO, TEATRO BRECHTIANO E DITADURA MILITAR BRASILEIRA: TRAJETÓRIAS DO TEATRO POLÍTICO DELIBERATIVO : TRAJECTORIES OF DELIBERATIVE POLITICAL THEATER. O Mosaico, 18(1), 1–27. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8901

Número

Sección

Desenhos de Pesquisa