Golpes de facão

a rabeca e as formas do fogo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8238

Palabras clave:

Improvisação, Música Experimental, Nelson da Rabeca, Gordon Mumma, Henry Flynt

Resumen

Este ensaio decorre de uma experiência de prática artística e consequente reflexão teórica, a partir do encontro e uso de um instrumento produzido por Nelson da Rabeca para improvisação livre. Para entender um pouco como se daria uma perspectiva que encara a prática popular como tendo um potencial experimental e improvisatório em si, de uma profundidade formal latente, comparamos diferentes visões sobre a relação entre a vanguarda e o popular que se desenvolveram no cenário cultural da vanguarda pós-Cage nos Estados Unidos, a partir de dois ensaios produzidos por artistas: “Witchcraft, Cybersonis and Folcloric Virtuosity” de Gordon Mumma e trechos de “The Meaning of my Avant-garde Hillibilly and Blues Musc” de Henry Flynt, a serem lidos de igual para igual frente ao objeto-pensamento que é a rabeca de Seu Nelson. Ao final, também traremos a discussão alguns elementos trazidos por Derek Bailey acerca do papel do instrumento-enquanto-aliado na improvisação, e dos potenciais do chamado “não-idiomático” como uma expressão de um impulso-desejo criativo que permeia tanto a improvisação como “fazer com próprias mãos” da cultura popular.

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Biografía del autor/a

Bruno Trochmann, UFF/ Programa de doutorado Estudos Conteporâneos das Artes

Graduado de Licenciatura y Licenciatura en Artes Visuales de la UNICAMP en 2012. En 2018 defendió la tesis “Drone, rock, revolución: teoría crítica y práctica crítica de Henry Flynt” en la maestría en Lenguaje, Medios y Artes de la PUC-Campinas bajo la orientación del prof. Dr. Luisa Paraguay Donati. Actualmente cursa el programa de doctorado en Estudios de Arte Contemporáneo en la Universidad Federal Fluminense, bajo la dirección del Prof. doctor Tato Taborda, donde profundiza en su investigación sobre la improvisación, el drone y la práctica a partir del pensamiento de artistas como Tony Conrad, Milford Graves y Min Tanaka.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

Trochmann, B. (2023). Golpes de facão: a rabeca e as formas do fogo. O Mosaico, 17(2), 112–134. https://doi.org/10.33871/21750769.2023.17.2.8238

Número

Sección

Dossiê Improvisação e a linha da vida