CANTO, FALA E EFEITO DE ESTRANHAMENTO NOS ESCRITOS SOBRE TEATRO DE BERTOLT BRECHT

Autores/as

  • Matheus Bertucci UNESPAR

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8069

Palabras clave:

Canto e fala, Efeito de estranhamento, Teatro épico

Resumen

RESUMO

Bertolt Brecht é um dos autores responsáveis pelo desenvolvimento de uma fundamentação teórica do que é conhecido como teatro épico, que envolve todos os aspectos da encenação e, em particular, da atuação. Um dos conceitos centrais para a encenação no teatro épico, é o Verfremdungseffekt ou "efeito de estranhamento", que pretende, segundo o autor, “conferir ao espectador uma atitude analítica e crítica perante o desenrolar dos acontecimentos”. Recusando a catarse, Brecht estabelece instrumentos para empregar o efeito de estranhamento e um deles é a canção. Para o autor, o cantar instaura uma atmosfera de absurdo na cena, que é acentuada quando se dá de forma brusca a passagem da fala para o canto. Considerando também a constatação da importância do canto na obra de Brecht, o objetivo central desta pesquisa é contribuir na compreensão sobre de que maneira a concepção e o uso da canção se relacionam com o desenvolvimento dos princípios da atuação no âmbito do teatro épico, em especial o efeito de estranhamento. Para tanto, fizemos uma leitura sistemática dos escritos de Brecht traduzidos em português, buscando identificar todas as citações do autor referentes ao canto. Em seguida, analisamos as citações sobre o ponto de vista do efeito de estranhamento, comparando-as com o conceito conforme aparece em outros textos teóricos, buscando explicitar as correlações e as possíveis contradições que os registros podem conter. 



Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Bertucci, UNESPAR

Matheus Bertucci Borges é residente na Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, cursando pós-graduação stricto sensu em Gestão Cultural. Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário OPET (2018) e graduação em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (2021). Tem como foco de pesquisa a voz em cena, desde 2020 atua como cantor tenor do Grupo artístico de MPB da UFPR e é integrante do grupo de teatro GPETI. http://lattes.cnpq.br/4712817972553382

Publicado

2024-06-25

Cómo citar

Bertucci, M. (2024). CANTO, FALA E EFEITO DE ESTRANHAMENTO NOS ESCRITOS SOBRE TEATRO DE BERTOLT BRECHT. O Mosaico, 18(1), 1–15. https://doi.org/10.33871/21750769.2024.18.1.8069

Número

Sección

Desenhos de Pesquisa