ESOTERISMO E ARTE

A PERSPECTIVA EGÍPCIA INICIÁTICA DA ANTIGA E MÍSTICA ORDEM ROSACRUZ – AMORC

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7559

Palabras clave:

Esoterismo Ocidental, Arte Egípcia, Rosacrucianismo, AMORC

Resumen

Partindo-se de diferentes fontes: bibliográfica, entrevista e documentos, principalmente fotográficos, este estudo apresenta um panorama da arte egípcia na arquitetura, escultura e pintura do esoterismo templário da Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis – AMORC. Como fontes bibliográficas, para situar o esoterismo praticado pela organização, utilizaram-se referências clássicas da Ciências das Religiões, bem como da História e História da Arte egípcia. A apresentação da AMORC, todavia, pautou-se por referências da própria Ordem, visto que é a partir dessa autoidentificação com a cultura e o misticismo egípcio que se dá a busca pelos elementos da arte egípcia materializados nas construções templárias. No estudo, pautou-se inicialmente pelos elementos arquitetônicos do início do século XX nos EUA, porém, concentra-se na arte produzida pelos próprios membros da Loja Rosacruz São Paulo – AMORC (LSP), a mais antiga do Brasil, pois, a exemplo do que acontecia (e acontece) no âmbito das construções sagradas, a materialização dos anseios de sua arte se concretiza pelas mãos de seus próprios membros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Eduardo V. Berni, Ateliê de Pesquisa Transdisciplinar (APTD)

Psicólogo, mestre em Ciências da Religião (PUC-SP), doutor em psicologia (USP), pesquisador do Ateliê de Pesquisa Transdisciplinar (APTD). 

Publicado

2023-07-11

Cómo citar

Berni, L. E. V. (2023). ESOTERISMO E ARTE: A PERSPECTIVA EGÍPCIA INICIÁTICA DA ANTIGA E MÍSTICA ORDEM ROSACRUZ – AMORC. O Mosaico, 16(1). https://doi.org/10.33871/21750769.2023.16.1.7559

Número

Sección

Dossiê Arte e Esoterismo