Confluência entre corpo, memória e narrativas nas artes da cena

Caminhando para si

Autores/as

  • João Vítor Ferreira Nunes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6797

Palabras clave:

Corpo-Memória, Histórias Orais, Memória de Mulheres, Pesquisa de Escuta, Performance Artística

Resumen

Neste artigo, discutiu-se acerca de Corpos, Memórias e Ancestralidades, entendendo que são territórios que se convergem e levam os indivíduos ao encontro consigo mesmos a partir do momento que ocupam os porões das memórias. Por meio da realização da Pesquisa de Escuta, a artista-pesquisadora teve como objetivo tomar conhecimento acerca das influências das contações de histórias em nossa sociedade, visto que é um ato que veio ao longo dos tempos resistindo aos diversos atravessamentos culturais, e assim as trouxe para a cena performática. Por fim, lançou-se mão de uma prática cênica artística, intitulada Desalojada (2019), resultado parcial do encontro da autora consigo mesma e de sua pesquisa de doutoramento, em andamento no PPGAC da UDESC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Vítor Ferreira Nunes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorando em Teatro no Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina, no Departamento de Artes da UDESC, área de Artes da Cena. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da UFRN. Graduado em Teatro pela UFRN e Graduado em Pedagogia pela UNINASSAU.

Publicado

2022-12-15

Cómo citar

Nunes, J. V. F. (2022). Confluência entre corpo, memória e narrativas nas artes da cena: Caminhando para si. O Mosaico, 15(1), 173–188. https://doi.org/10.33871/21750769.2022.15.1.6797

Número

Sección

Dossiê Rasura: Enunciados Performativos